APCS Cascavel - Associação dos Policias, Cabos e Soldados Subtenentes e Sargentos de Cascavel/PR
Central de Atendimento
(45) 3036-7339
GM de Cascavel lidera ranking de recuperação de veículos no Paraná
Cascavel – A GM (Guarda Municipal) de Cascavel aparece no topo do ranking de recuperação de veículos furtados no Paraná, ficando à frente inclusive de Curitiba.
O trabalho da corporação resultou na recuperação de 194 veículos em 2022. Cascavel ficou à frente de cidades como Foz do Iguaçu, com 142 recuperações, Curitiba com 111 e São José dos Pinhais com 97. Completam o ranking ainda Sarandi (80), Ponta Grossa (47), Campo Largo (44), Maringá (36), Londrina (20), Arapongas (14) e Paranaguá (8).

Embora a segurança pública seja uma responsabilidade do Estado, o governo municipal tem assumido um papel importante na proteção à comunidade e aos bens públicos, além do apoio ao combate à criminalidade através da atuação Guarda Municipal, criada em 2017.  O secretário municipal de Segurança Pública, Pedro Fernandes de Oliveira, destaca que o resultado é fruto de rondas efetivas e de guardas nas ruas em todos os territórios do Município.

“A partir do momento que nós tomamos conhecimento de que um veículo foi furtado. O guarda fica muito zeloso e atento. A maioria deles leva uma anotação com a placa, ou decora, conforme a expertise e fica de olho nos veículos, cor, placa e outros. E aí acontece isso. Nós não só recuperamos o veículo, porque às vezes o veículo foi abandonado, como também nossas recuperações também têm se dado com o indivíduo que receptou o veículo ou o próprio indivíduo que furtou, possibilitando, desse modo, a condução à prisão do indivíduo. Esse resultado para nós é grande satisfação e mostra que o trabalho tem sido executado com eficiência”, detalhou.

Segundo Pedro Fernandes, na maioria das recuperações, os veículos são de pessoas de baixo poder aquisitivo, que geralmente não têm seguro. Além disso, normalmente o veículo é seu objeto de trabalho, portanto, a recuperação traz um alento.

A população pode acionar a GM pelo telefone 153 e, somente em 2022, foram atendidas 5.125 ocorrências, com apreensão de 500 quilos de drogas ilícitas, 817 pessoas detidas, 15 armas de fogo apreendidas e cumprimento de 72 mandados de prisão.

Vale destacar que já está previsto um concurso para contratação de 120 guardas civis patrimoniais para ampliar o quadro de servidores.


Fonte: https://oparana.com.br/noticia/gm-de-cascavel-lidera-ranking-de-recuperacao-de-veiculos-no-parana/

Veja mais notícias