APCS Cascavel - Associação dos Policias, Cabos e Soldados Subtenentes e Sargentos de Cascavel/PR
Central de Atendimento
(45) 3036-7339
Após negativa de lockdown, Paranhos faz pronunciamento
Justiça indeferiu o pedido para fechamento completo do comércio…
A justiça negou nesta tarde o pedido que havia sido feito pelo Ministério Público para a decretação do lockdown – fechamento completo – imediato na cidade de Cascavel.
Após a decisão, o Prefeito Municipal de Cascavel, Leonaldo Paranhos, faz pronunciamento oficial em transmissão online. O prefeito disse que o Ministério Público está no seu papel e a decisão da juíza aumenta a responsabilidade.

“A defesa foi feita com todo o argumento técnico da secretaria de Saúde e com todo o embasamento jurídico da procuradoria, de forma muito respeitosa com as colocações do Ministério Público”, disse Paranhos, “nós, o poder público, estamos fazendo nossa parte, como é de conhecimento da população e da justiça, expressa nesse documento. O MP também tem feito o seu papel. Eu preciso de forma muito respeitosa inserir a participação da população. Não se trata de uma brincadeira, diante dos números, precisamos cada dia mais, ter cuidado, respeito e zelo. Isso se faz com disciplina e responsabilidade. O vírus é perigoso, tem matado pessoas, destruído economia do mundo todo. Nós neste momento, ao invés de comemorar esta vitória no papel, precisamos demonstrar na prática que a cidade é madura o suficiente para encarar o momento que estamos vivendo”, disse.

“Tudo isso vai passar. O prazo e o tamanho do prejuízo depende de cada um de nós”, salientou.

Entenda

Com a alta nos casos da cidade, a prefeitura de Cascavel decidiu no último fim de semana reduzir o horário do funcionamento de comércio e serviços para ser das 9h30 às 17h30 e determinou fechamento total no próximo fim de semana.
A ação do Ministério Público entendeu que a alta dos casos em Cascavel estaria fora do controle e apenas poderá ser resolvida com o lockdown. O município entende que o fechamento total ainda não é necessário e há critérios técnicos para definir esta medida no futuro, se for preciso.
Em abril a promotoria já havia feito um pedido para que o fechamento do comércio fosse determinado com mais rigor e, com argumento parecido, o pedido também foi negado.
Cascavel tem 1.439 casos confirmados da doença e 25 óbitos. Dos pacientes que tiveram exame positivo, 1.022 são considerados já recuperados, 18 estão internados em UTI, 16 em enfermaria e 358 casos em isolamento em casa. Outros 27 pacientes estão internados com caso suspeito.
Nem todos os pacientes fazem o exame. Desde o início da pandemia foram 10.117 casos notificados com 1.448 deles ainda em monitoramento.
Veja mais notícias