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Escolas cívico-militares avançam mais que escolas regulares e de ensino integral no Paraná
Estado líder na aplicação de escolas cívico-militares no Brasil, com 206 estabelecimentos de ensino funcionando neste modelo
Estado líder na aplicação de escolas cívico-militares no Brasil, com 206 estabelecimentos de ensino funcionando neste modelo, o Paraná tem registrado bons índices de educação e percepção de melhora dos alunos na sala de aula. O governo paranaense foi um dos muitos estados brasileiros que decidiu manter e ampliar os colégios cívico-militares, mesmo após a decisão do governo Lula de suspender o projeto federal.

Na comparação dos dados de 2019 com 2021 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), dos 12 colégios cívico-militares que integram o programa nacional no Paraná, metade melhoraram as notas. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice varia de 0 a 10.

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) também apontou as melhorias que foram percebidas com o programa estadual de escolas cívico-militares. A coordenadora do programa de escolas cívico-militares no Paraná, Soraia Azevedo, ressaltou que houve redução na evasão escolar. A frequência dos alunos também é maior no modelo. De acordo com a coordenadora, em uma escola regular, a frequência dos alunos é 88%. Já na cívico-militar chega a 93%.

“Entre as melhorias estão a redução da evasão escolar, participação dos alunos nas séries corretas, frequência das aulas, melhora nas notas e nas notas do Ideb. Destaque também para a diminuição dos problemas disciplinares, brigas e desrespeito ao professor e degradação do colégio. Quase 100% dos colégios cívico-militares não apresentam mais essas situações”, frisou.

Em comparação com o desempenho das escolas regulares e de ensino integral, as 206 escolas cívico-militares do Paraná tiveram um avanço maior nas notas do Ideb. A Seed-PR informou que, das 1.647 escolas regulares, 49,8% registraram avanço em ao menos uma das três etapas de ensino avaliadas pelo Ideb.

Em comparação com o desempenho das escolas regulares e de ensino integral, as 206 escolas cívico-militares do Paraná tiveram um avanço maior nas notas do Ideb. A Seed-PR informou que, das 1.647 escolas regulares, 49,8% registraram avanço em ao menos uma das três etapas de ensino avaliadas pelo Ideb.

“No Paraná, tivemos um avanço. Eram escolas em situações vulneráveis, regiões de baixo rendimento escolar e índice de violência, e vimos a transformação da escola”, falou o secretário de educação do Paraná, Roni Miranda. “O resultado tem sido tão positivo que temos muita solicitação da comunidade escolar e de prefeitos que querem ser do programa”, contou a coordenadora do programa de escolas cívico-militares no Paraná, Soraia Azevedo.

FONTE: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/escolas-civico-militares-avancam-parana/
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