APCS Cascavel - Associação dos Policias, Cabos e Soldados Subtenentes e Sargentos de Cascavel/PR
Central de Atendimento
(45) 3036-7339
STF julga norma que proíbe militares de criticar superiores. Comandantes militares são chamados a dar informações
O Código Penal Militar (Decreto-Lei nº186; 1.001, de 21 de outubro de 1969) está sendo alvo de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental no STF.
O Código Penal Militar (Decreto-Lei nº186; 1.001, de 21 de outubro de 1969) está sendo alvo de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental no STF. ADPF é uma ação proposta ao Supremo Tribunal Federal com o objetivo de evitar ou reparar lesão a preceito fundamental expresso na Constituição.

O STF entendeu ser desnecessário solicitar informações ao Congresso Nacional, já que o Código foi decretado pelos então ministros da Marinha de Guerra, do Exército e da Aeronáutica Militar. Dessa forma, as informações requeridas nos autos foram devidamente prestadas pelos comandantes das Forças Armadas.

A parte específica do CPM que está sob a mira da ADPF 475 trata de suposta restrição ao exercício da liberdade de expressão por parte dos militares. Abaixo:

“Art. 166. Publicar o militar ou assemelhado, sem licença, ato ou documento oficial, ou criticar publicamente ato de seu superior ou assunto atinente à disciplina militar, ou a qualquer resolução do Governo:
Pena – detenção, de dois meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.” 

Um dos argumentos do PSL é o seguinte:

“Por qual motivo poderia um médico falar sobre saúde, um engenheiro ambiental falar sobre meio ambiente e um policial não poder falar sobre segurança pública? Vê-se aí que os direitos à liberdade de expressão são garantidos de forma diferente aos profissionais da segurança pública, sendo os seus regulamentos ultrapassados.”

Assevera, por fim, que o Código Penal Militar “é ultrapassado, editado numa época em que não prevalecia a democracia, sendo reflexo direto do autoritarismo, motivo pelo qual deveria ser revisto pelo Poder legislativo, para garantir proteção aos policiais e bombeiros militares, criando um ambiente mais humano e justo, erradicando qualquer desigualdade”.

O relator da Ação, ministro Dias Toffoli, considerou recepcionado pela Constituição Federal de 1988 o art. 166 do Código Penal Militar e, por conseguinte, julgou improcedente o pedido formulado na ADPF 475.

ATIVA OU RESERVA?

O art. 166 do CPM trata de “militares” em sentido amplo. Não especifica se o militar que tem seu direito à liberdade de expressão restrito pela Norma é da ativa ou da reserva. Devemos entender que todos os militares estão submetidos a essa restrição?

Para os militares da reserva existe uma lei específica direcionada a eles. A Lei 7.524/86 (abaixo) faculta:

“ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.”

O militar da reserva então poderia usar de seu acesso privilegiado para divulgar qualquer matéria de natureza militar? Não, pois a mesma Lei 7.524 ressalva exatamente esses assuntos, principalmente os de caráter sigiloso.

ÁGUAS TURVAS

Mais de 14% das candidaturas do PSL em 2018 foram de egressos das Forças de segurança (policiais, bombeiros e Forças Armadas). A própria ADPF 475, proposta em 2017 pelo PSL (Partido Social Liberal), nasceu como reação a diversas ações judiciais contra postagens de policiais militares nas redes sociais.

Não existe casualidade na política, tão somente causalidade. A ADPF 475, se já tinha o destino calculado de morrer na praia do STF, certamente cumpriu seu papel acessório de angariar mais votos oriundos dos incautos da classe militar para o PSL.

Nietzsche, filosofando sobre arte, escreveu poeticamente que muitos artistas “turvam suas águas para que pareçam profundas”. Sem dúvida que o que está caduco precisa mudar ou morrer para que o novo surja, mas isso precisa ser feito com inteligência, não com desonestidade intelectual. O que dizer, então, de partidos políticos, que são pouco honestos, e ótimos em turvar as águas?


Fonte: https://www.sociedademilitar.com.br/2023/04/stf-julga-norma-que-proibe-militares-de-criticar-superiores-comandantes-militares-sao-chamados-a-dar-informacoes-reis.html

Veja mais notícias